O Projeto

PROJETO: A LEITURA E A FORMAÇÃO DE LEITORES, NO ESTADO DE ALAGOAS: ESTUDO E INTERVENÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Este projeto tem como objetivo principal investigar as práticas de leitura e formação de leitores no processo de alfabetização de Jovens e Adultos ao longo de 4 anos, em 04 escolas públicas, sendo 02 municipais e 02 estaduais, situadas em Maceió.
Conforme dados da PNAD/IBGE (2007), os índices de analfabetismo em Alagoas superam a marca de 25,1%. Esse percentual tem sido objeto de preocupação por parte de pesquisadores das mais diversas áreas e, de modo particular, os pesquisadores da linha Educação e Linguagem, vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas. Nesse sentido, esta pesquisa ao tempo em que pretende contribuir para com a produção de um maior conhecimento sobre as práticas de leitura e formação de leitores na EJA; visa também, contribuir para a consolidação de pesquisas nesse campo, a exemplo da realizada em 20091, e por conseguinte melhorar a qualidade da Educação de Jovens e Adultos em Alagoas.
O IDEB/2009 referente à 4ª.série/5º ano do Ensino Fundamental, da rede pública de ensino de Maceió, é 3.6, considerado um dos mais baixos do país. Isso, dentre outros fatores, revela a ausência de políticas públicas mais efetivas, visando, por um lado a elevação desse indicador; e por outro lado reduzindo a demanda crescente para a Educação de Jovens Adultos.
Supomos que a maioria dos alunos que se encontram na sala de aula de EJA, compuseram os dados críticos sobre o desempenho da leitura levantados pelo SAEB, nas escolas públicas alagoanas, quando crianças participantes dos primeiros anos do ensino fundamental. Embora as escolas disponham de um acervo de livros para alunos e professores, advindo do PNBE, isso não tem sido suficiente para promover a inserção de alunos na cultura letrada.
Neste sentido, parece contraditório que haja escassez de investigações sobre o ensino de leitura nas salas de aula da EJA, pois conforme levantamento preliminar realizado em anais da Associação Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Educação no período de 2003 a 2007, especificamente no Grupo de Trabalho18 – onde se reúnem os pesquisadores da Educação de Pessoas Jovens e Adultos, os trabalhos voltados para a área de Leitura quase inexistem.
Segundo Haddad et al (2000), os estudos na área de linguística apresentam carência significativa. Além disso, as poucas pesquisas que existem são centradas no processo da leitura e da escrita, porém, vendo de forma muito limitada a relação entre o pensamento e a linguagem, deixando de enfocar a leitura como prática social que, na linguística aplicada, é subsidiada teoricamente pelos estudos do letramento. Nessa perspectiva, os usos da leitura estão ligados à situação e às histórias dos participantes leitores (KLEIMAN, 2004).
Neste contexto, leitor experiente/letrado é aquele que não apenas decifra códigos, mas que conhece as funções sociais dos textos, envolvendo-se em práticas e eventos de letramento. Tal estudo tem sua relevância por reconhecer que traz contribuições significativas tanto no que diz respeito à formação dos neoleitores na EJA, como no envolvimento desta universidade, por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, na formação inicial e continuada dos professores das redes municipal e Estadual.
Apesar da clareza dos pesquisadores de que a formação dos leitores não deva ser atribuída apenas às instituições escolares e aos professores, leva-se em consideração que a maioria dos alunos da EJA, geralmente por falta de recursos, só tem convívio mais prolongado com portadores de textos nas escolas, embora convivam numa sociedade gráfica.
Dessa forma, é importante fazer um levantamento do acervo das salas de leitura e identificar quais os tipos de atividades leitoras as escolas promovem nos seus espaços
e fora deles, considerando que Maceió tem carência de ambientes leitores, a exemplo de bibliotecas públicas. Pois só existe uma, no centro da cidade, e de programações que despertem o interesse dos jovens, adultos e idosos pela leitura.
Em razão desses fatos, esta pesquisa que tem o foco voltado à formação de leitores, indicará se os alunos da EJA em processo de alfabetização estão tendo oportunidades significativas de acesso à leitura.
A divulgação dessa pesquisa se constituirá como um material de discussão e debate, em torno da leitura e, consequentemente, da escrita por meio de seminários locais, envolvendo professores de EJA das duas redes de ensino e alunos do Curso de Pedagogia e da Pós-Graduação em Educação da UFAL, bem como a socialização dos resultados em eventos como: Congresso Nacional de Leitura (COLE), Encontro de Pesquisa do Norte e Nordeste (EPENN), Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE) dentre outros. Além da publicação de pelo menos um livro, no qual possamos expressar caminhos possíveis, considerando a opção metodológica na abordagem da realidade que se pretende conhecer. Bem como, a partir das questões apresentadas no trabalho de campo, a sistematização dos dados colhidos, as possíveis leituras dos dados que revelarão aspectos até então encobertos sobre o objeto de estudo, além de resultados do processo interventivo/colaborativo que se pretende realizar.
Registramos a realização de Pesquisas de Iniciação Científica a partir dos dados coletados e analisados, como desdobramentos para a continuidade dos estudos da temática e contribuição na qualidade do ensino para jovens, adultos e idosos.
Esperamos que este estudo aponte subsídios para a formulação de princípios e diretrizes para uma política voltada para a formação de neoleitores na Educação de Jovens e Adultos, objetivo esse que tem sido alvo de discussões e de encaminhamentos de ações de incentivo à leitura pelo MEC aos municípios e estados.
CAVALCANTE, Valéria Campos. Leitura na educação de jovens e adultos: um estudo de eventos e práticas de letramento em salas de aula do 1º segmento. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2009.