Pesquisadores





Coordenação

Drª Marinaide Lima de Queiroz Freitas

Pós-Doutorado em Educação - área: Formação Docente - pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Portugal - 2007). Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (2002). Especialista em Alfabetização (UFAL-1998). Graduada em Pedagogia (UFAL -1970). Professora adjunta do Centro de Educação (CEDU-UFAL). Leciona EJA na Graduação e no Mestrado em Educação Brasileira. Ex-Diretora do Dpto. de Educação de Jovens e Adultos (DEJA), da Sec. Mun. de Educação de Maceió (1996-2003). Líder do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos (MULTIEJA) do CEDU-UFAL-CNPq. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Teorias e Práticas de Educação de Jovens e Adultos. Além da área de Pedagogia, realiza pesquisas em Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada e atua principalmente nas seguintes linhas: Educação e Linguagem, Educação de jovens e adultos, Alfabetização e Letramento de pessoas jovens e adultas e Gêneros Textuais. Ccoordenadora do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Alfabetização em Alagoas (NEPEAL-UFAL).



Equipe Responsável

Drª. Marinaide Lima de Queiroz Freitas - http://lattes.cnpq.br/0771452713521203
 
Dr. Antonio Francisco Ribeiro de Freitas - http://lattes.cnpq.br/4523201674698058
Pós-Doutorado em Mídia e Educação, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE/UP - 2007). Doutorado em Linguística (UFAL - 2002). Mestrado em Letras (UFAL - 1996). Especialização em Lingua Portuguesa (1994 - UFAL). Graduado em Comunicação Social - Jornalismo, na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP - 1981). Professor adjunto do Curso de Comunicação Social - Jornalismo, UFAL. Líder do Grupo de Pesquisa "Comunicação Multimídia - COMULTI". Vice-Coordenador do Curso de Comunicação-UFAL (2009-2010). Atuação nas áreas de Comunicação, Linguagem e Educação. Linhas de pesquisa: Jornalismo, Gêneros midiáticos, Retórica jornalística, Educomunicação, Discurso da mídia, Mídias e Educação e Processos de significação.
Drª. Maria Auxiliadora da S. Cavalcante - http://lattes.cnpq.br/6495492068805035
Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (1996), Doutorado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal de Alagoas (2001) e Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto-PT (2011). É professora da Universidade Federal de Alagoas (2002). É Membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação da UFAL e professora dos Cursos de Graduação em Pedagogia presencial e à distância, do Curso de Letras e também do Mestrado/Doutorado em Educação da UFAL. Atua na área de Educação, Metodologia da Pesquisa, Letras e Lingüística, com ênfase em Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua, variação lingüística, alfabetização e letramento. É líder do Grupo de Pesquisa CNPq EDUCAÇÃO, LINGUAGENS E TRABALHO DOCENTE e membro do Grupo de Pesquisa Escola, Currículo e Formação de Identidades -CIIE da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto-PT. Coordena o PROCAD 168/2007, em parceria com a PUC -São Paulo e a Estácio de Sá No Rio de Janeiro, no qual desenvolve a pesquisa "Trabalho Docente e Subjetividade", com foco em questões relacionadas às atividades docentes, é pesquisadora do Programa Observatório da Educação CAPES/INEP/SECAD 038/2010, no qual desenvolve a pesquisa A leitura e a Formação de Leitores na Educação de Jovens e Adultos: estudo e intervenção na alfabetização . É avaliadora de Cursos e de Instituição do MEC/INEP. Em 2007-2008, coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu da UFAL. Em 2007 coordenou o 18º Encontro de Pesquisa em Educação do Norte e Nordeste-EPENN, que teve um público de 2350 participantes. Coordenou em 2007 e 2008 o projeto de Integração da Pós-Graduação com a Graduação.

Drª. Nadja Naira Aguiar Ribeiro - http://lattes.cnpq.br/15224039490409323
Possui doutorado em Letras e Linguistica pela Universidade Federal de Alagoas (2006); Mestrado em Letras e Linguistica pela Universidade Federal de Alagoas (1999) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (1982). Atualmente é professora adjunta, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Alagoas; professora do quadro permanente do Mestrado em Educação Brasileira do Centro de Educação da UFAL; professora visitante do Mestrado de Engenharia Química e do Mestrado de Nutrição, ambos da Ufal, lecionando a disciplina Metodologia do Ensino Superior e Didática do Ensino Superior, respectivamente; professora convidada da Pós-Graduação - Lato-Sensu - do Centro de Estudos Superiores de Maceió, para ministrar as seguintes disciplinas: Processo Ensino-Aprendizagem; Avaliação, Metodologia do Ensino Superior e Metodologia da Pesquisa. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Sujeito-linguagem, leitura e escrita, relação ensino-aprendizagem, ensino superior e Educação de Jovens e Adultos.
Equipe de Colaboradores

-->
Ms. Adriana Cavalcanti dos Santos - http://lattes.cnpq.br/6659666517367641
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco (2003), graduação em Letras - Autarquia de Ensino Superior de Arco Verde (1998), Especialista em Avaliação Educacional de Língua Portuguesa, pela Universidade Federal de Pernambuco, Especialista em Conteúdos Programáticos de Língua Portuguesa e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2006). Atualmente é professor Assistente da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, Linguagem e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: EJA, Profissão docente, Gestão Educacional, Planejamento, Currículo e Avaliação, Produção de texto e Ensino de Língua Materna. 
Ms. Edna Telma Fonseca e S. Vilar - http://lattes.cnpq.br/665966651736764

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1990), Especialização em Gestão e Coordenação do Processo Pedagógico pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2003). Atualmente é professora do Centro de Educação - CEDU da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, saberes docentes e ensino de geografia.

Ms. Valéria Campos Cavalcante - http://lattes.cnpq.br/6189537710156188

Possui graduação em letras pela universidade (2005). Especialista em Educação de Jovens e Adultos ( 2006). Atualmente é Mestra em Educação pelo CEDU/UFAL (2009),está vinculada aos Grupos de Pesquisas: Teorias e Práticas na Educação de Jovens e Adultos e Multieja. É Coordenadora do FÓRUM Alagoano da Educação de Jovens e Adultos (FAEJA). Já atuou como tutora em EAD, é efetiva - Secretaria Executiva de educação do Estado de Alagoas . Tem experiência na área de Letras e Pedagogia . Atuando principalmente nos seguintes temas:Formação de professores, Linguagem, Currículo, Planejamento, História e Fundamentos da Educação, Educação de Jovens e Adultos.


Bolsistas

Elisangela Silva de Jesus - http://lattes.cnpq.br/0536291967630861

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Bolsista Pesquisadora do  Programa Observatório da Educação CAPES/INEP/SECAD 038/2010, no qual desenvolve a pesquisa A leitura e a Formação de Leitores na Educação de Jovens e Adultos: estudo e intervenção na alfabetização, inserida no grupode pesquisa Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos  - MULTIEJA coordenado pela Prof. Drª. Marinaide Lima de Queiroz Freitas; Pesquisadora e Alimentadora do Portal Fórum EJA Alagoas; Colaboradora do Programa de Iniciação Científica na Linha de Pesquisa "TIC na Pós Graduação em Educação" inserida no Grupo de Pesquisa: Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Presencial e a Distância Online - UFAL, coordenado pelo Prof. Dr. Luis Paulo Leopoldo Mercado. Tem experiência na área de Educação com interesse em Educação de Jovens e Adultos, Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação e Processos Educativos, nos seguintes temas: Autismo e Inclusão.

 Reinaldo Batista dos Santos -
-->http://lattes.cnpq.br/8664524414563817
Fernanda Rafaella da Silva
-->
Grupos de pesquisa participantes cadastrados no Cnpq 

1. Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos (MULTIEJA)
2. Comunicação e Multimídia (COMULTI)
3. Aquisição de Linguagem em Educação de Jovens e Adultos
4. Teorias e Práticas em Educação de Jovens e Adultos
5. Trabalho Docente, Educação e Linguagem